Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Oncomed aprimora utilização do sistema Tasy

Publicidade

A meta de diminuir os riscos no sistema de prescrição médica e diluição de quimioterápicos fez com que a Oncomed – Centro de prevenção e tratamento de doenças neoplásicas, em Belo Horizonte (MG), implantasse um sistema de alto controle da aplicação de medicamentos. Há três anos utilizando o sistema Tasy, a Oncomed, firmou uma parceria contínua com a Wheb Sistemas, responsável pela implantação da ferramenta. O objetivo é a evolução das necessidades do próprio sistema de gestão.
“A necessidade de controlar a dosagem e ordem de aplicação dos remédios em pacientes quimioterápicos surgiu na época em que estávamos em processo de acreditação Plena pela ONA. Com isso, desenhamos a matriz de risco e, por meio do Tasy, nossos consultores e a Wheb Sistemas avaliaram e aprovaram a possibilidade de aprimoramento do software, já utilizado desde 2006”, explica o diretor e responsável Técnico da Oncomed, Luiz Adelmo Lodi.
Dentre as novas funcionalidades aplicadas ao Tasy está o uso do palmtop, que gera um código de barras correspondente ao tratamento diário do paciente. Para isso, os profissionais responsáveis pela diluição e aplicação dos medicamentos registram no computador portátil a prescrição médica e conferem com os dados listados no aparelho.
O processo de automatização permite que em caso de identificação e ordem de diluição erradas o palmtop soe um alarme, evitando que haja falhas. “O fato de nós lidarmos com administração de drogas quimioterápicas nos exige maior segurança e a nova ferramenta nos previne de três riscos: erro de dosagem; alteração da ordem correta da prescrição de diluição do medicamento e; a troca de mediação entre os pacientes”, ressalta Lodi.
A solução, além de assegurar os profissionais e pacientes também foi uma “melhoria concebida na evolução da acreditação nível 2 para o nível 3, da Organização Nacional de Acreditação”. O executivo destaca que no início do segundo semestre deste ano a Oncomed passará pelo processo de auditoria e, em agosto, deverá estar acreditado no nível máximo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta