Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ONA quer difundir importância da acreditação

Publicidade

Difundir a importância da acreditação junto aos diretores das instituições e a população em geral é um dos grandes desafios na opinião do Dr. Fábio Leite Gastal, superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA). ?A acreditação ainda é desconhecida no Brasil?, aponta Gastal.
Durante apresentação realizada no I Encontro de Hospitais Acreditados, evento que termina amanhã, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, o executivo destacou que há uma distorção no País, pois vincula-se qualidade à tecnologia. ?Algumas instituições investem altas somas na compra de equipamentos, os quais, muitas vezes, são subutilizados?, afirma. Outra dificuldade apontada pelo executivo diz respeito ao controle de infecção e à gestão de informações. ?O prontuário dos pacientes deve conter dados detalhados, capazes de auxiliar os profissionais?, acredita.
Em relação ao trabalho da ONA, o superintendente afirma que a qualificação e credibilidade do processo é essencial. ?O processo de avaliação deve ser padronizado para garantir a confiabilidade, por isso, todos os meses, promovemos reuniões com os diretores das acreditadoras para discutir a metodologia?, destaca.
Quanto às outras certificações como ISO e a Internacional Joint Comission, Gastal acredita que é ?um absurdo destacar uma falsa concorrência?. Para ele, a diretriz do futuro é integrar as diversas certificações. ?A coleção de certificados é problemática em termos de gestão, pois gera altos custos?, alerta.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta