Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

ONA lança portal para fiscalizar serviços de saúde

Publicidade

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançaram ontem, em Brasília, um portal para que o cidadão fiscalize a qualidade dos serviços de saúde. No site www.ona.org.br, os brasileiros poderão relatar casos de mau atendimento médico, hospitalar e ambulatorial, que serão encaminhados à Anvisa para que sejam tomadas providências. O termo acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro. Há cinco anos, a ONA se uniu a parceiros de diversos setores de saúde e estabeleceu um conjunto de padrões que medem a qualidade dos serviços de saúde e certificam essas instituições.
No site constam informações sobre o processo de certificação, notícias sobre o setor de saúde, informações sobre eventos e cursos de educação a distância. Segundo a ONA, mais de nove mil profissionais de saúde já fizeram cursos disponibilizados no site.
No Brasil, já foram concedidas 40 certificações hospitalares, metade das instituições pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além de hospitais, a ONA também desenvolveu padrões de qualidade para medir serviços de laboratório, bancos de sangue, nefrologia e terapia renal substitutiva (hemodiálise).
O processo de acreditação está disponível para qualquer tipo de serviço de saúde. As instituições podem ser acreditadas em três níveis (Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência) e os custos variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta