💼 HIS17 Ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirma presença no encerramento. Emita sua credencial gratuita

OMS avisa que não terá vacina para todos

Publicidade

Os países ricos já compraram antecipadamente quase toda a produção das vacinas contra a Gripe A, alertou nesta quinta-feira (16) o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), ao comentar a expansão da pandemia em dois países que fazem fronteira com o Brasil, Argentina e Uruguai.
– A Organização Mundial de Saúde já avisou que não haverá vacinas para todos. Já foram adquiridas pelos países ricos, de forma antecipada, 1,8 bilhão de doses. O Instituto Butantã já desenvolve pesquisas avançadas e produzirá a vacina brasileira. Dentro do espírito de solidariedade, doará 10% dessas vacinas à OMS, para proteger os mais pobres – afirmou Zambiasi.
Segundo o senador, secretários de Saúde dos estados que integram a região Sul reuniram-se em Porto Alegre nesta semana e solicitaram a unificação dos protocolos da Gripe A, como forma de permitir um maior trabalho conjunto dos países fronteiriços contra a expansão da pandemia. Ele elogiou ainda o trabalho do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que ajudou a evitar, em sua opinião, que se repetisse no Brasil o que ocorreu na Argentina, onde já se registraram 145 mortes em função da Gripe A.
Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) também aplaudiu a atuação do Ministério da Saúde. Dois casos da gripe foram registrados em Roraima, segundo informou. Mas a vigilância sanitária tem conseguido evitar que novos casos ocorram.
 

       
Publicidade

Deixe uma resposta