HIS17 É hora de mudar a saúde! Faça como seus colegas, participe do HIS. Quero participar da mudança

Oficina de Sensibilização ao Envelhecimento

Publicidade

Como será viver na pele as limitações do envelhecimento? Os profissionais do Hospital Santa Paula tiveram essa oportunidade recentemente, em um programa chamado Oficina de Sensibilização ao Envelhecimento.

O Brasil tem hoje aproximadamente 23 milhões de idosos. A estimativa é que em 2025 o chegue a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Com isso, haverá uma maior utilização dos serviços de saúde por parte dessas pessoas.

É sabido que a compreensão e sensibilidade que os profissionais de saúde têm do idoso interfere diretamente na maneira de assisti-lo. Por isso, a oficina teve como objetivo possibilitar que os colaboradores do hospital vivenciem as limitações do envelhecimento e assim, olhar para os pacientes com empatia.

“As ações voltadas para o idoso foram inseridas no planejamento estratégico do hospital. Foi elaborada uma oficina de sensibilização para a atenção ao idoso, com o objetivo de despertar no participante a percepção das limitações decorrentes do processo de envelhecimento”, conta o Dr. George Schahin, Diretor Presidente do hospital.

Para que os colaboradores tentem entender como é ser um idoso, foram criadas quatro estações psicossensoriais. A primeira,  para locomoção, contava com andadores, bengalas, coletes de chumbo e plataformas que dificultavam o ato de caminhar. A segunda possuía fotografias desfocadas e óculos que atrapalhavam a leitura, além de algodões que diminuíam a audição. Na terceira, os participantes experimentaram como era perder o olfato e o paladar. Já na quarta, eles eram direcionados por médicos geriatras e enfermeiros treinados que encenaram situações onde era necessário o atendimento humanizado.

Segundo o Dr. George Schahin, os profissionais ficaram “surpresos e entusiasmados com todas as etapas das simulações vivenciadas”. Foram no total 614 participantes, que passaram a não atrelar a velhice com a teimosia e implicância, e sim se sensibilizaram com suas dificuldades sensoriais.

O próximo passo para o Hospital Santa Paula é se submeter ao Selo Intermediário Hospital Amigo do Idoso. “Esperamos que esta ação nos ajude a evidenciar um atendimento mais humanizado e atender a alguns critérios desta certificação”, finaliza o Diretor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta