Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Odontologia para Pacientes Especiais

Publicidade

Odontologia para Pacientes Especiais

Uma boca contaminada por bactérias, com doenças do sistema mastigatório, com inflamações nas gengivas e periodontos (comprometendo os ossos) deteriorizam a Saúde como um todo. Pacientes acamados, com dificuldades para se movimentar, que necessitam ajuda para alimentar-se, que usam sondas nasais, estejam em coma, requerem cuidados especiais e de profissionais experientes para cuidarem da sua boca.

Pesquisas demonstram a diferença que existe para melhor, na recuperação de pacientes com sua higiene bucal assegurada e com boas condições de seus dentes.

Uma constante e adequada avaliação deve ser feita para conhecer o estado clinico geral da cavidade bucal e do sistema estomatognático como um todo.

Diante e uma emergência, o profissional precisa reconhecê-la, administrar um procedimento rápido e eficaz e, sustentar a vida do paciente até que o mesmo possa receber cuidados médicos especializados.

Os pacientes especiais precisam de cuidados diferenciados, de acordo com seu estado geral de saúde física e mental. Muitos conseguem desenvolver um cuidado razoável da cavidade bucal só com orientação e estimulo, enquanto outros precisam de ajuda constante para realizar a higienização e limpeza diárias.

O Cuidador será o responsável direto por estas atividades de estimulo e de limpeza diárias com os pacientes; acompanhando e realizando, para isto precisa conhecer os procedimentos básicos. O dentista após a avaliação inicial terá as condições para esta orientação correta aos familiares e responsáveis. Com muito carinho e dedicação poderemos manter o paciente em bom estado de saúde bucal, buscando assim diminuir riscos e contaminações.

O livro Vidas Partilhadas, da autora Regina Valéria de Vasconcellos Lima, de uma maneira direta e eficaz ajuda os Cuidadores na busca destas respostas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta