Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Obras Sociais Irmã Dulce lideram campanha de combate ao alcoolismo

Publicidade

O Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA), das Obras Sociais Irmã Dulce lidera uma campanha de combate ao alcoolismo, em parceria com instituições públicas e privadas de Salvador. Na primeira etapa da campanha, a OSID está promovendo palestras para debater o problema e buscar as soluções mais adequadas. Segundo a assistente social do CATA, Andréa Lima, o objetivo é socializar informações sobre a doença, fomentar a prevenção junto à população e divulgar os serviços prestados pelo Centro.

Os resultados práticos já são percebidos, com a adesão de empresários e de escolas ao programa. A procura é das organizações ligadas a área de transporte, onde o CATA realizou, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, palestras para funcionários de oito empresas. De acordo com Andréa, a pedido dos empresários há itens que são focados com maior ênfase. “Nas empresas de transporte, por exemplo, falamos das conseqüências do uso e abuso do álcool nos acidentes de trânsito. Nas escolas, abordamos a relação familiar de dependência e as conseqüências na vida do usuário. Já na área da saúde, focamos na dependência e como preveni-la”, explica.

A assistente social conta que equipes das Obras Sociais Irmã Dulce também realizam visitas periódicas a centros de dependência química e promovem visitas domiciliares às famílias dos se tratam no ambulatório da unidade, para estimular a prevenção dentro da própria família.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta