Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Óbito no setor público é 67% maior do que em privados

Publicidade

A chance de óbito nos hospitais públicos são 67% maior do que em privados. Esta foi a constatação de pesquisa realizada no Rio Grande do Sul que avaliou dados de internações obtidas das Autorizações de Internação Hospitalar do Estado no ano de 2005. Além disso, constatou-se que as chances de morte em hospitais de pequeno porte são menores do que as de hospitais de médio e grande porte.
A investigação da taxa de mortalidade hospitalar é uma das formas de avaliar o desempenho de um hospital. Os resultados do levantamento foram publicados em setembro deste ano na Revista Brasileira de Epidemiologia.
Os autores do estudo, entre eles a pesquisadora Andréa Silveira Gomes, contam que após fazer uma modelagem dos dados por meio de regressão logística multinível, utilizando variáveis do nível individual (internações) e do nível contextual (hospitais), verificaram que a taxa bruta de mortalidade calculada para o conjunto de hospitais foi de 6,3%.
“As variáveis uso de Unidade de Terapia Intensiva e idade foram os principais preditores para óbito hospitalar no nível individual. As variáveis de contexto que se relacionaram mais intensamente com o óbito hospitalar foram: porte do hospital, natureza jurídica e média de permanência”, dizem em artigo.  
Andréa e colegas observaram que a chance de óbito em hospital de grande porte é 1,85 vezes a chance do hospital de pequeno porte. Ao comparar hospitais de pequeno e médio porte, eles notaram que a chance de morte nas instituições de médio porte é 1,69 vezes a do outro.
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta