HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

O papel das inovações tecnológicas na saúde

Publicidade

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e com o setor da saúde não seria diferente. As contribuições das inovações tecnológicas impactam na realização de procedimentos cirúrgicos, controle de doenças crônicas, realização de exames complexos, entre outros.

O aumento da expectativa de vida contribui para que mais investimentos em inovação médica sejam realizados, visto que a previsão é que o nosso país triplique sua atual população de idosos. Para que o setor possa evoluir é necessário inovar.

A impressão em 3D é considerada uma importante solução, e espera-se que até 2019 ela seja uma ferramenta central em cerca de um terço dos procedimentos cirúrgicos que abrangem próteses e dispositivos implantados.

Em contrapartida, a inteligência artificial (I.A), a análise preditiva e a aprendizagem automática estão progredindo para outras áreas. Esses sistemas avançados de inteligência artificial são capazes de empregar algoritmos de aprendizado profundo para classificar por meio de grandes quantidades de dados estruturados e desestruturados para detectar, diagnosticar e apontar automaticamente regimes de tratamentos para condições médicas.

A prestação de cuidados médicos às pessoas em situações de emergência conta com um importante aliados que são os drones, que poderão ajudar a ligar comunidades com clínicas distantes e a fornecer vacinas, amostras de pacientes e produtos médicos para esses locais e para os hospitais regionais

Uma outra importante ferramenta de cuidados de saúde é a gamificação- O Pokémon Go foi considerado um fenômeno mundial em 2016 e mostrou como os jogos podem ser utilizados para encorajar as pessoas a sair e por consequência se tornarem mais ativas. Um sucesso que provavelmente desencadeará novos jogos de interação que poderão impactar a rotina das pessoas. Investir na criação de jogos de cuidados de saúde com a promoção de exercícios de reabilitação, engajamento de cuidados, entre outras frentes que poderão promover maior empoderamento do paciente a respeito da sua saúde.

As inovações tecnológicas no setor de saúde vem oferecendo novas oportunidades para soluções que diagnosticam necessidades e contribuem para as decisões de cuidados, além de melhorarem a prestação de cuidados favorecendo um gerenciamento de cuidados mais abrangente.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta