Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

O futuro da acreditação hospitalar

Publicidade

O sistema de saúde brasileiro está no mais alto nível de degradação e abandono. Uma maneira de se visualizar a questão é através das organizações hospitalares. Aliado ao processo de abandono do setor pelos responsáveis, coexiste a má gestão dos recursos e o péssimo gerenciamento dos processos administrativos nas organizações.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

Este estudo é de natureza exploratória e também apresenta características de pesquisa de natureza qualitativa, e descritiva com características de método indutivo clássico, do tipo estudo de caso. Isso por demonstrar como uma Organização Hospitalar tem sido levada a quebrar velhos paradigmas, em que qualquer tipo de demanda financeira se traduz em custo e deve ser evitada a qualquer preço.

Nesse contexto, investir em diferenciais passou a ser imprescindível. Trabalhar a gestão de forma a otimizar os resultados tornou-se necessário para sobrevivência e crescimento desta organização, assim sendo, investir na Qualidade e no seu reconhecimento pelo mercado é primordial.

O trabalho demonstra que este cenário pertencerá brevemente ao passado das organizações hospitalares, já que o cenário mundial tem passando por diversas transformações, novas tecnologias e ferramentas de gerenciamento estão surgindo e, com elas, mais possibilidades de melhoria nas estruturas organizacionais.

No futuro, será provável que a certificação hospitalar deixe de ser vista como instrumento de diferenciação, como é hoje,  e passe a ser uma exigência imposta pelo mercado para utilização dos seus serviços prestados, forçando os hospitais a se especializarem, visto que a certificação proporciona diversos benefícios para os pacientes, funcionários e até mesmo para a própria instituição. Se o processo é uma ferramenta necessária e o futuro promete resultados favoráveis, quais são as dificuldades enfrentadas pelas organizações para implantar o processo de acreditação no presente?

Para acessar a monografia completa, clique aqui.

*Thiago Augusto Ferreira da Silva é faturista de contas médicas do Biocor

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta