Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Novo teste permite detectar HIV em 30 dias

Publicidade

Com objetivo de conhecer uma nova técnica desenvolvida pela Universidade da Califórnia e que permite a detecção do vírus da Aids 30 dias após a infecção do paciente, quatro pesquisadores brasileiros devem permanecer até o final do mês em São Francisco (EUA). Segundo informações da Agência Brasil, a técnica poderá ser trazida para o Brasil, permitindo maior controle sobre novos casos. Isso porque os testes existentes no mercado atualmente só detectam o vírus (HIV) em pessoas infectadas há mais de 180 dias.
O intercâmbio dos pesquisadores brasileiros com a universidade norte-americana tem apoio do Ministério da Saúde, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Centro de Estudos de Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis do Rio Grande do Sul (Ceargs).
Após o treinamento, os cientistas retornarão ao Brasil com um protótipo do novo kit de testagem. A bióloga Luciana de Araújo, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), informou que utilizará a nova técnica para realizar um estudo-piloto com mil pacientes em Campos, no Norte Fluminense, para avaliar a incidência de infecção recente no município.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta