5º CONAHP debaterá “O Hospital do Futuro: O Futuro dos Hospitais”. Faça já sua inscrição → Clique aqui

Novo Código de Ética deve entrar em vigor em 180 dias

Publicidade

O texto do novo Código de Ética Médica (CEM) foi discutido pela Comissão de Revisão do Código de Ética Médica, coordenada por Roberto Luiz D’avila, e aprovado no último sábado (29) em plenária pelos representantes do setor. O texto estava em estudo há dois anos e, a partir de agora, contará com artigos revisados da versão anterior e inclusão de novas regras, que entrarão em vigor 180 dias após sua publicação no Diário Oficial da União, revogando o atual Código de Ética Médica, datado de 1988.

Foram revistos artigos polêmicos que versavam sobre princípios fundamentais da medicina, responsabilidade profissional e ações vedadas aos médicos, como danos por ação ou omissão. Artigos novos foram implantados a respeito da isenção quando o médico é designado para servir como perito ou auditor, preenchimento do prontuário e participação em pesquisa médica.

A ideia é que o trabalho da comissão seja contínuo para que o objetivo de adequar o Código de Ética Médica às atuais transformações sociais, técnicas e científicas da medicina seja concluído com êxito sempre que necessário.

Assista ao webcast!

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

       
Publicidade

Deixe uma resposta