Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Nova técnica de cirurgia laparoscópica é aplicada em brasiliense

Publicidade

Brasília opera o primeiro paciente na cidade com novo método de cirurgia laparoscópica. O homem de aproximadamente 40 anos foi operado no dia 28 de abril e teve alta após repouso de oito horas . O procedimento trata-se de uma abordagem cirúrgica futurística e consiste na retirada da vesícula com apenas uma incisão de 2 centímetros na cicatriz umbilical, ao invés dos quatro cortes utilizados normalmente.

A técnica Single Incision Laparoscopic Surgery (cirurgia laparoscópica com uma única incisão) está em fase de implementação nos principais países desenvolvidos. Segundo cirurgião cancerologista Rodrigo Pinheiro, os médicos começaram a utilizar o método há pouco tempo, devido a necessidade de equipamentos avançados de vídeoraparoscopia, disponíveis ainda em poucos hospitais. “Ainda são poucos os números de cirurgias registradas por meio desta técnica”, disse o médico. O doutor Pinheiro, cirurgião cancerologista, foi o primeiro médico da capital federal e um dos primeiros do Brasil a realizar a nova cirurgia. Pinheiro utilizou as dependências do centro cirúrgico do Hospital Daher.

Esta cirurgia não deixa marcas e a dor é menor. É ideal para as mulheres e para pessoas que se preocupam com a estética corporal. “Fazemos um furo dentro do umbigo, que já é uma cicatriz. Isso faz diferença principalmente para mulheres, jovens e pessoa que trabalham com estética, pois o trauma cirúrgico é menor e a recuperação é mais rápida”, explica doutor Pinheiro.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta