Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Nova geração de laser desbanca a broca

Publicidade

Há mais de 20 anos, o laser vem sendo empregado em diversas especialidades médicas. Na odontologia, os lasers com luz infravermelha formam uma família de instrumentos, podendo ser usados clinicamente na detecção e remoção de cáries, tratamentos de canal e gengiva, no clareamento dos dentes, além de serem empregados como pré-anestésicos. Dez anos depois de ser introduzido nos consultórios, a nova geração do laser de érbio finalmente desbancou a broca.

“O laser de érbio tem alta potência e substitui a broca. Entre outras vantagens, o equipamento não emite sons estrondosos como o do ‘motorzinho’ usado nas restaurações simples nem a vibração que costuma incomodar os pacientes, além de realizar a rápida remoção da cárie. Mas é importante o paciente se assegurar de que seu dentista tenha equipamentos de ponta à disposição e, principalmente, que seja indicado para sua necessidade. Afinal, laser não é tudo igual”, diz o doutor Marcelo Rezende, cirurgião-dentista da Smiling Dental Care, de Manaus.

Segundo o especialista, a nova tecnologia também permite um tratamento mais rápido e eficiente. “Para o paciente, o melhor mesmo é fazer um tratamento de cárie sem dor. A empresa alemã Fotona, por exemplo, desenvolveu um equipamento de laser que concentra ainda mais a energia usada para retirar as cáries dos dentes. Ou seja, com uma largura de pulso curta, reduzimos em 50% a dosagem e obtemos um resultado melhor, preservando a qualidade de vida do paciente, já que dispensa anestesia”.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta