Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Nova forma de diagnosticar câncer será apresentada no Reino Unido

Publicidade

Hoje, durante a conferência Physics 2005, realizada na Universidade de Warwick, no Reino Unido, os pesquisadores Josef Käs e Jochen Guck vão apresentar um novo método para diagnosticar câncer. O esticador óptico, como o teste é chamado, foi desenvolvido na Universidade de Leipzig, na Alemanha, e consiste em analisar características físicas das células. De acordo com os pesquisadores, as células cancerosas dispensam a estrutura externa que mantém suas formas e por isso são mais elásticas que as comuns. O método tradicional analisa características bioquímicas e exige o uso de 10 mil a 100 mil células. Com o esticador óptico, são necessárias apenas 50.
Além de diagnosticar, o teste permite determinar o estágio da doença e poderá ajudar a reduzir as biópsias e mastectomias, porque é capaz de medir a evolução do câncer a partir do exame do tumor primário. Com as medidas das células do tumor primário, é possível saber se a doença vai se espalhar.
Como o número de células necessárias para a realização do exame é pequeno, é possível fazer o teste antes que tumores sólidos se desenvolvam e verificar a incidência e progressão d doença em regiões em que seria arriscado realizar biópsias.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta