Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Nossa Senhora das Graças realiza procedimento inédito

Publicidade

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, realizou pela primeira vez no Brasil o procedimento HIFU, sigla em inglês para ultra-sonografia de alta frequência e intensidade. A tecnologia permite a aplicação de energia acústica (ultrassônica e não a radioativa) na próstata.

“O especialista define a área da próstata na qual será aplicada a energia e o tecido doente pode ser, dessa forma, eliminado. Este método é denominado como ablativo, pois retira o tecido”, explicou em comunicado o uro-oncologista Marcelo Bendhack presidente da Associação Latinoamericana de Uro-Oncologia (UROLA) e responsável pela realização do procedimento.

Segundo dados do INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e nos Estados Unidos, em 2009, representou 25% do total de casos de câncer. Quando diagnosticado e tratado precocemente, existem boas chances de controle ou cura da doença. O HIFU pode ser utilizado para casos de tumores em estágio inicial (restrito à próstata) ou câncer recidivado após radioterapia e cirurgia. Entretanto, cada caso deve ser analisado individualmente. De acordo com Bendhack, pacientes tratados com HIFU têm menor risco de desenvolver complicações, como disfunção erétil, incontinência e toxicidade retal, se comparados com métodos convencionais (cirurgia ou radioterapia).

Dos pacientes tratados com uma única sessão de HIFU, 83% estavam livres da doença oito anos após a realização do procedimento. A constatação foi feita com base em pesquisas internacionais.

Dr. Bendhack salienta que, nos estudos iniciais, esse método foi programado para tratar doenças benignas da próstata, mas poderá ter outras indicações.

O hospital informou ainda que o HIFU pode também ser indicado e o tratamento acompanhado por médicos de outras equipes ou cidades.

 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta