Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Next oferece aplicativo para interligar hospitais aos bancos de sangue

Publicidade

A Next Sistemas desenvolveu um aplicativo complementar ao Sistema de Gestão Hospitalar – SINPLES, para integrar os hospitais aos hemocentros, informatizando o processo de transferência das bolsas de sangue. O sistema integra informações e registra, controla e rastreia, por meio de código de barras, a entrada das bolsas de sangue e seus dados de origem (nome do doador / data de doação) e de destino (receptor, data / unidade – Pronto-Socorro, UTI, Ambulatório, Internação, entre outros).
Segundo o diretor de tecnologia, Ascimir Torres, o módulo, integrado ao SINPLES, permite que o hospital tenha informações precisas sobre a bolsa recebida dos hemocentros, a partir da leitura do código de barras. Essas informações são armazenadas no banco de dados do hospital que terá maior controle sobre o recebimento e uso do sangue. “Nesse processo a leitura do código de barras é fundamental pois não existe margem para o erro humano na digitação”, destaca Torres.
Outro processo importante permitido pelo aplicativo é devolver as informações sobre o uso ou processo de descarte da bolsa – por perda de validade ou violação do lacre – para o hemocentro, permitindo o controle de estoque sobre a necessidade de reposição. Todas essas informações também são integradas ao Contas à Pagar do hospital, permitindo maior controle sobre os gastos com o hemocentro. O aplicativo atende o controle do processo que gera custos e serviços, mas que muitas vezes não são faturados, por falta de registro das informações. “Isso elimina o prejuízo dos hospitais pela falta de cobrança e controle desse material, além de eliminar o risco da transfusão de um hemoderivado errado ao paciente”, afirma Torres.
Outra vantagem fundamental é a segurança do paciente. Ao chegar ao hospital ele recebe uma pulseira com um código de barras, que identifica seu tipo sangüíneo. Se precisar passar por uma cirurgia de emergência, terá a garantia de ter uma localização rápida da bolsa testada para seu perfil. “Essa automação é fundamental para que não haja erro na hora de administrar o sangue ao paciente”, afirma Torres.
O aplicativo foi desenvolvido sob encomenda para a Universidade Federal de Minas Gerais que solicitou à Next um produto para controlar seus hemoderivados.
Hoje o SINPLES está implantado em 25 hospitais e a meta é que 20 instituições de saúde implantem o módulo de interligação com os hemocentros, informa Torres.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta