Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Nanotecnologia aplicada no setor da saúde

Publicidade

A nanotecnologia não desperta o interesse apenas de cientistas. Ela tem chamado a atenção também de empresários. “Na escala nano, novas propriedades estão sendo descobertas, o que gera um grande potencial de aplicação das tecnologias em todos os setores econômicos”, afirma Gustavo Simões, pesquisador e empresário, presidente da Nanox. No 7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, promovido pela Fiocruz, de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro, ele participou da mesa-redonda Nanotecnologias e saúde: usos atuais e nos próximos dez a 15 anos.
“No setor da saúde, a nanotecnologia tem diversas aplicações, sendo as principais em fármacos, equipamentos de análise, materiais e utensílios médicos”, conta. “Uma importante classe de materiais nanotecnológicos aplicados ao setor de saúde são os antimicrobianos. A nanotecnologia potencializa o efeito antimicrobiano da prata, permitindo aplicações que antes não eram possíveis. As nanopartículas de prata podem ser incorporadas diretamente nos polímeros dos produtos médicos, adicionadas a pomadas ou aplicadas a superfícies metálicas de instrumentos cirúrgicos, tornando-os livres de bactérias”.
Ganhadora do prêmio Inovação Tecnológica da Finep em 2007, a Nanox foi criada em 2005 e é uma das primeiras empresas de nanotecnologia do Brasil. Com sede em São Carlos (SP), ela teve origem na universidade e, apoiada em instituições e centros de pesquisa nacionais e internacionais, ela desenvolve soluções com materiais “inteligentes” que podem ser adotadas pelas indústrias. Do trabalho com nanotecnologia derivou, por exemplo, uma linha de produtos antimicrobianos. De acordo com o site da empresa, “o modelo clássico de inovação diferencia-se na Nanox pela capacidade ímpar da empresa de transformar o conhecimento de nanotecnologia em soluções úteis para a melhoria da qualidade de vida e para a competitividade
Leia mais:
Seminário destaca perspectivas da nanotecnologia
Índice é criado para prever comportamento de nanomateriais
Resíduos da nanotecnologia traz riscos para ambiente 
*Em breve veja o compilado do Especial Nanotecnologia no Saúde Business Web
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta