Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Multilab melhora produtividade e automatização dos processos

Publicidade

No momento da crise econômica, quando o mercado continha seus investimentos, a Multilab, posicionada entre os dez maiores laboratórios de capital 100% nacional, localizada em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, foi na contramão dessa tendência para reestruturar suas operações e suportar o crescimento da demanda prevista para os próximos anos.
A decisão de implantar a solução pré-configurada para o setor farmacêutico do software de gestão empresarial da SAP, tecnologia fornecida pela Sonda Procwork, maior empresa latino-americana de TI, teve como propósito integrar os departamentos da indústria para suportar a expansão de sua capacidade de produção, que consiste em 210 milhões de comprimidos e mais de 100 artigos diferentes por mês, sendo líder em vendas no sul do País, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, do anti-gripal Multigrip.
Com o apoio da Sonda Procwork, a companhia, após nove meses do go-live da solução, conta com a possibilidade de acesso a informações mais precisas para o controle de custos e mais eficiência na produção e movimentação dos materiais. “A ferramenta contribuiu na introdução das práticas internacionais do setor, no atendimento às exigências da Anvisa e na sustentação ao crescimento acelerado da organização”, explica André Poletto, gerente de TI da Multilab.
Os 104 usuários das diversas áreas envolvidas, entre elas vendas, distribuição, manufatura, administração de materiais, finanças, controladoria e qualidade, puderam notar maior produtividade em sua rotina diária. Por ser abastecida com os dados em tempo real, a equipe percebeu claramente a eliminação de desperdícios. “Adotamos a pesagem eletrônica e o módulo de automação de depósitos que reduziram o retrabalho e eliminaram a impressão dos antigos romaneios de separação”, conta o executivo.
Com a solução de administração de depósitos, o laboratório obteve uma economia de tempo e de investimento em pessoal na movimentação de materiais, apesar do crescimento do volume de artigos no almoxarifado e na expedição.
Outro ganho conquistado foi a simplificação dos trabalhos contábeis, que permitiu viabilizar o fechamento do 15° para o 5° dia útil. Além disso, a adoção da vertical específica para o segmento rendeu ao laboratório maior rapidez no go-live da ferramenta, que ocorreu em seis meses, e apenas 10% de customização. “A grande vantagem de se adquirir uma solução pré-configurada é diminuir o sofrimento de uma implantação crítica como essa. Como os processos de negócio do setor não variam muito de uma companhia para outra, aplicamos um escopo parametrizado e customizamos apenas o que era diferencial para a Multilab”, conta Poletto.
Para o diretor da regional de Porto Alegre da Sonda Procwork, Marcelo Duarte, o sucesso do projeto confirma a capacidade da consultoria no atendimento às necessidades de gestão específicas do mercado farmacêutico. “Nosso template contém as melhores práticas da indústria e a capacitação de nossa equipe está inteiramente alinhada a essas exigências”, conclui Duarte.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta