Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

MS forma especialistas em investigação epidemiológica

Publicidade

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao SUS (Episus), do Ministério da Saúde irá formar mais um grupo de investigadores em situações de emergência epidemiológica. O governo pretende formar técnicos aptos a realizar investigações para identificar causas de enfermidades graves e orientar as autoridades sanitárias sobre as medidas para contenção de surtos. Fazem parte deste novo grupo médicos, enfermeiros e veterinários de todo o país. O curso que teve início hoje (09/05), tem duração de dois anos e é desenvolvido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, com assessoria dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
O treinamento consiste em enviar um grupo de treinandos para o lugar onde esteja ocorrendo algum surto. Os técnicos avaliam o cenário epidemiológico, examinam pacientes e traçam um quadro preciso sobre o surto que atinge aquela região.
Ao final dos treinamentos, os técnicos estão capacitados a planejar e executar investigações epidemiológicas, avaliar programas de saúde, sistemas de informação em saúde e de vigilância epidemiológica, comunicar as informações de saúde pública, divulgando-as para o poder público, a comunidade científica e os meios de comunicação e liderar e gerenciar equipes para as atividades de epidemiologia de campo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta