Semana da Saúde 2017 Semana da Saúde: discuta os principais assuntos de Tecnologia da Informação em 10 Webinars. Reserve seu lugar! Clique aqui

Movimentos sociais aproximam Saúde da realidade popular

Publicidade

Incentivado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, a troca de experiências com movimentos sociais envolvidos com educação popular em saúde, deve ser uma das formas por meio das quais médicos, enfermeiros e outros profissionais da área devem buscar uma formação diferenciada. As experiências e práticas populares são fundamentais e devem ser preservadas e incentivadas. Especialistas defendem que o movimento social é o guardião da integralidade. Como exemplo, cita-se o cuidador popular de saúde, que trabalha com medicamentos fitoterápicos, com plantas medicinais, ou seja, pessoas que ainda fazem uma medicina popular pensando no indivíduo como um todo, e essa visão do todo é uma visão que interessa para a formação do profissional e para o trabalho dele no SUS.
A política da Secretaria incentiva também à participação dos movimentos sociais nas esferas de formulação e nas próprias ações educativas dos profissionais de saúde. Esta é uma estratégia para trazer o profissional de volta para essa prática mais integral em saúde e resgatar essa característica cuidadora desses profissionais.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta