Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Mortes por dengue diminuíram 64% no primeiro trimestre

Publicidade

As mortes por dengue no país diminuíram no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2010. O balanço mais recente do Ministério da Saúde mostra uma queda de 64% no número de mortes. De 1º de janeiro a 31 de março deste ano, 95 pessoas morreram da doença, contra 261 no mesmo período do ano passado.
Já as notificações de dengue caíram 43%, passando de 448.701 para 254.734. Os casos graves diminuíram 69% no primeiro trimestre. Em 2011, foram 2.208 registros, ante 7.064 no mesmo período de 2010.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as regiões apresentam tendência de queda na identificação de casos, com exceção do município do Rio de Janeiro.
O ministério alerta para a manutenção das medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, que tem até maio o seu maior pico de transmissão.
Na análise das amostras, o vírus tipo 4, que não circulava há mais de 28 anos no país, apareceu em 12,4% do material coletado. Foram encontrados casos desse vírus em Roraima, Pernambuco, no Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Piauí e na Bahia. O vírus tipo 1 é o que mais atinge o brasileiro. Do total de amostras de sangue analisadas, 73,1% deram positivo para o sorotipo viral.
O balanço parcial do ministério ainda não contabiliza o caso de dengue tipo 4 registrado pela Secretaria de Saúde de São Paulo, pois aguarda resultado de exame do Instituto Evandro Chagas, referência no estudo da doença.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta