Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Modelo paulista de gestão hospitalar será apresentado ao Governo do Pará

Publicidade

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, apresenta amanhã, 10 de março, o modelo paulista de gestão hospitalar ao estado do Pará. O encontro do secretário acontecerá com o governador paraense, Simão Jatene, que conhecerá parceria entre o Estado e Organizações Sociais de Saúde (OSS) para gerenciamento de hospitais. Lançado em 1998 no Estado de São Paulo, o sistema de parceria com as OSS foi pioneiro no país. Por meio dela, foi possível concluir 15 “esqueletos” de hospitais (dois no interior e 13 na Grande São Paulo), segundo informa a assessoria de imprensa do Estado. Os resultados são altamente positivos.
Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde em todas as unidades gerenciadas por OSS mostra satisfação de 95% dos pacientes e acompanhantes. Além disso, outro estudo apontou que o custo médio de internação é 25% menor do que um hospital da administração direta. Eles também atenderam 23% mais pacientes.
A remuneração das OSS é feita por meio de um contrato de gestão firmado anualmente, que estabelece quantidade de serviços que devem ser prestados e a qualidade dos resultados obtidos.
Além do Pará, o sistema de OSS já foi demonstrado para técnicos do Canadá, considerado o melhor sistema de saúde do mundo, que receberam técnicos e coordenadores da Secretaria no fim de 2004. Os Estado da Bahia e Minas Gerais já procuram utilizar modelos semelhantes ao paulista.
A qualidade na gestão dos hospitais tem sido comprovada por prêmios. Seis destas unidades são reconhecidas pelo Ministério da Saúde com o prêmio de Acreditação. O Hospital Estadual de Sumaré, gerenciado pela Unicamp, no interior do Estado, é o único público do país com nível dois de Acreditação (a classificação vai até o nível três).
Em todas as unidades gerenciadas por OSS a Secretaria tem planos de atender a região. No Hospital Geral de Pirajussara, administrado pela Sociedade Paulista pelo Desenvolvimento da Medicina, há aulas de francês, por exemplo, para a comunidade vizinha.
O encontro entre o secretário Luiz Roberto Barradas Barata e o governador Simão Jatene será no Palácio dos Despachos_ rodovia Augusto Montenegro, km 9.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta