Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Missão internacional visita hoje ministro da Saúde

Publicidade

A missão do Stop TB, coalizão formada por mais de 250 parceiros internacionais para o combate à tuberculose visita o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, nesta quinta-feira (02/02), no Ministério da Saúde O objetivo do encontro é fortalecer a relação entre o Stop TB Partnership e a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, com análise das experiências bem-sucedidas de controle da tuberculose no Brasil. Este é o principal objetivo de
A parceria Stop TB foi criada no ano 2000 para alcançar a meta de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública em todo o mundo. Ela se constitui de uma rede de organizações internacionais, países, doadores de fundos dos setores público e privado, organizações governamentais e não-governamentais e indivíduos que demonstraram o interesse comum em eliminar a tuberculose.
Atualmente, um terço da população já está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, e o número atual de casos novos da doença está em torno de 8,8 milhões. Além disso, estima-se que ocorrem, anualmente, 2,7 milhões de óbitos por conta da doença, e, desses, aproximadamente 98% ocorrem em países em desenvolvimento. Cerca de 350 mil são casos de TB associados ao HIV/Aids. O surgimento da epidemia de aids e de focos de tuberculose multirresistente em zonas com controle deficiente da doença complica ainda mais o problema em escala mundial.
No Brasil, a tuberculose é um importante e prioritário problema de saúde pública, afetando as populações mais pobres e nas idades mais produtivas da vida. Com uma extensão territorial de 8.514.876,599 km2 e uma população de 179.108.134 habitantes, distribuídos em 26 Estados mais o Distrito Federal, e 5.570 municípios, o Brasil é responsável por 35% dos casos de tuberculose notificados anualmente nas Américas.
O país ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. A prevalência estimada é de 50 milhões de infectados, aproximadamente 85 mil casos novos. São aproximadamente 6 mil óbitos por ano. A tuberculose constitui a nona causa de hospitalização e a quarta causa de mortalidade por doenças infecciosas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta