Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministro diz que vacina será usada em 2010

Publicidade

A vacina contra a Influenza A (H1N1) está sendo testada na Austrália e deverá ser usada no Brasil no inverno de 2010. A afirmação veio do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que também contou que o Instituto Butantã de São Paulo será uma das instituições que produzirá a nova vacina no País. Enquanto a vacina não chega, o governo brasileiro deve receber mais 150 mil tratamentos nos próximos meses, 50 mil já estão em Brasília, enviados pela produtora Roche. O primeiro lote será usado em áreas onde a situação é mais delicada e com casos mais graves, como nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
As ações do Ministério da Saúde, no entanto, não tem agradado a Defensoria Pública, que estuda entrar com uma ação civil pública contra o órgão do governo. A reclamação é de que o Ministério da Saúde estaria centralizando os estoques do antiviral Tamiflu, produzido pela Roche e usado no tratamento dos casos mais graves da gripe suína e recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Já a assessoria de imprensa do Ministério afirma que não está monopolizando o estoque dos remédios, mas sim repassando aos Estados a medida que há necessidade. Além disso, o medicamento não estaria disponível em instituições privadas porque os próprios laboratórios não estão fornecendo.
No estado de São Paulo a novidade é que o número de laboratórios credenciados pela Secretaria Estadual de Saúde acaba de ser ampliado. Além dos laboratórios públicos Adolfo Lutz (SP), Fiocruz (RJ) e Evandro Chagas (PA), agora o laboratório privado Fleury poderá realizar os exames de diagnóstico no País. O custo de cada exame será de R$ 115. Atualmente oito mortes por infecção com o vírus foram confirmadas no Estado.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta