Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministro da Saúde recebe Manifesto da Abrale

Publicidade

Após ter algumas audiências canceladas por conta da agenda do Ministro da Saúde, na manhã de 25 de novembro, Merula Steagall, presidente da ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, entregou em mãos ao ministro José Gomes Temporão, o “Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento”. A iniciativa que teve início em setembro, mês mundial de conscientização sobre os linfomas, recolheu mais de 23 mil assinaturas por todo o país.

Uma das principais reivindicações do Manifesto é disponibilizar na rede pública o tratamento que combina quimioterapia associada a anticorpos monoclonais e que é capaz de proporcionar alta chance de cura dos pacientes com a forma mais comum de linfoma, que corresponde a 80% de todos os casos diagnosticados.

“Muitos pacientes acabam recorrendo à justiça para conseguir o medicamento, o que provoca um desgaste muito grande e retarda o início da terapia. Com o manifesto, esperamos que o Ministério tome medidas para melhorar o tratamento no país. Até a ministra Dilma Rousseff que usufruiu deste tratamento e está curada, já manifestou publicamente o desejo de acesso a todos os brasileiros”, explica Merula Steagall, presidente da ABRALE. “É fundamental que todos os brasileiros, independente da condição econômica, tenham acesso aos tratamentos mais modernos e eficientes e possam, assim, ampliar sua chance de cura e qualidade de vida”, completa.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta