Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério realiza pesquisa telefônica visando prevenir doenças crônicas

Publicidade

Com o objetivo de conhecer hábitos alimentares e físicos da população e prevenir as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e tabagismo, entre outras, o Ministério da Saúde iniciará nesta quarta-feira, 2 de agosto, uma pesquisa telefônica, cujo custo total será de R$ 1,28 milhões.
Na primeira fase estão previstas 27 mil entrevistas, sendo mil por capital. O questionário vai durar em média nove minutos e terá 89 perguntas. Ao final do processo, o banco de dados terá informações sobre as características demográficas e sócio-econômicas de grupos diversos e conhecerá seus hábitos de consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
Os números dos participantes serão sorteados através dos cadastros telefônicos. A ligação será anônima. Somente o primeiro nome, idade e sexo serão necessários, e cairão direto em um banco de dados, que serão divulgados em dezembro.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de vítimas fatais das doenças crônicas não transmissíveis aumentou mais de três vezes da década de 30 para cá. Hoje, elas são responsáveis por duas em cada três mortes de brasileiros.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta