Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério promete estoque nacional da Imiglucerase

Publicidade

O Ministério da Saúde informou por meio de um comunicado oficial que, em virtude de problemas relatados pelo laboratório produtor na fabricação do medicamento Imiglucerase (Cerezyme®), usado no tratamento dos portadores da doença de Gaucher, haverá comprometimento do estoque nacional entre março e junho de 2010. O medicamento é produzido por apenas um fabricante no mundo.
Atualmente, a Imiglucerase é oferecida gratuitamente a 610 pacientes de todo o Brasil. Em 2009, a atenção a essas pessoas representou investimento de R$ 180 milhões. 
Por determinação da agência norte-americana de controle de medicamentos (FDA), em junho de 2009, a Genzyme comunicou ao Ministério da Saúde a suspensão temporária da produção mundial do medicamento, centralizada na fábrica de Allston, nos Estados Unidos, depois que foi identificada uma contaminação por vírus nos equipamentos utilizados na fabricação.
Ainda conforme o comunicado do ministério, em julho último, a empresa informou sobre possível desabastecimento, contrariando informações apresentadas anteriormente, o que se comprovou em comunicado enviado em agosto, quando o laboratório relatou não ter condições de cumprir o contrato vigente e os prazos previstos para as entregas dos quantitativos. 
O contrato previa entrega de 130 mil frascos-ampola do medicamento, nos meses de abril, junho, setembro e dezembro. As duas primeiras entregas, no total de 81.559 frascos, foram cumpridas. Mas a empresa informou que não entregaria os dois últimos lotes, no total de 48.441 frascos, nas datas acordadas. 
Em fevereiro de 2010, no entanto, a empresa Genzyme comunicou ao Ministério da Saúde que não cumprirá prazo ou quantidade prevista na quarta parcela, que deveria ser entregue no próximo dia 16 de abril. O motivo é uma nova interrupção das atividades da área de envase da fábrica em Allston, o que levou o laboratório a transferir a operação de envase para uma unidade na Irlanda.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta