Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério inclui procedimentos para soropositivos na tabela SUS

Publicidade

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de oito novos procedimentos, indicados para portadores do vírus HIV que sofrem com a lipodistrofia, na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Os soropositivos que tomam os medicamentos anti-retrovirais, usados no tratamento da doença, são as únicas vítimas da síndrome, que provoca acúmulo ou perda de gordura em áreas específicas do corpo. De acordo com a portaria, a indicação dos procedimentos seguirá recomendações definidas pelo Programa Nacional de DST e Aids. Todas as novas intervenções são cirurgias estéticas e reparadoras, de pequeno e médio portes. O documento também estabelece prazo de 60 dias para elaborar protocolos de indicação das cirurgias e formulários de preenchimento obrigatório, que serão anexados ao prontuário médico dos pacientes.
A portaria 2.582, que autoriza a inclusão dos novos procedimentos, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (03/12). Os novos procedimentos são: Lipoaspiração de giba (gordura acumulada na base do pescoço, que deixa os pacientes corcundas); Lipoaspiração da parede abdominal; Redução mamária; Tratamento da ginecomastia; Lipoenxertia (enxerto de gordura) de glúteo; Reconstrução glútea; Preenchimento facial com tecido gorduroso; Preenchimento facial com polimetil.
Muitos efeitos da lipodistrofia são irreversíveis. As alterações anatômicas decorrentes do uso dos anti-retrovirais podem afetar o funcionamento de músculo-esquelético, além de causarem escaras e problemas na coluna cervical. Além de alterações metabólicas, como aumento do colesterol e dos triglicérideos e o surgimento do diabetes tipo 2. Os pacientes também sofrem com distúrbios emocionais e psiquiátricos, que provocam perda da auto-estima, problemas familiares, exclusão social e, o que é mais grave, abandono do tratamento, que leva ao agravamento da doença.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta