Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério inaugura mais duas farmácias populares em São Paulo

Publicidade

O Ministério da Saúde inaugura hoje (19/07) duas novas unidades do programa Farmácia Popular do Brasil na cidade de São Paulo (SP). As farmácias estão localizadas no bairro do Ipiranga (Avenida do Cursino, 1.274) e em Santana (R. Força Pública, 64). As unidades de Santana e do Ipiranga começam a funcionar nesta segunda-feira e terão 270 m² e 210 m² de área, respectivamente. As farmácias contarão com equipes compostas por um farmacêutico e quatro atendentes cada uma. Assim como as outras da rede, as novas farmácias populares funcionarão de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Lançado no dia 7 de junho para beneficiar os cidadãos que comprometem boa parte de sua renda com a compra de medicamentos, o programa Farmácia Popular do Brasil contabiliza 21 unidades em quatro capitais: São Paulo (14), Rio de Janeiro (uma), Goiânia (uma) e Salvador (cinco). Até o final do ano, serão 100 farmácias nas regiões metropolitanas.
No primeiro mês de funcionamento, a rede de farmácias populares colocou à disposição, aproximadamente, 10 mil frascos e 173 mil cartelas de medicamentos, repassados à população pelo seu valor de custo. Entre os dez itens mais procurados, oito deles são indicados para os tratamentos de hipertensão e diabetes. Os produtos são comprados dos laboratórios públicos e privados, por meio de pregões, pela Fundação Oswaldo Cruz.
Os medicamentos disponíveis nas unidades do programa Farmácia Popular do Brasil atendem a 80% das doenças de maior incidência no país, aquelas tratadas em consultórios e ambulatórios, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Para saber quais medicamentos integram a lista disponível nas farmácias, os usuários podem ligar para o Disque Saúde (0800-611997) ou visitar a página do programa na internet: www.saude.gov.br/farmaciapopular.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta