Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério da Saúde promove oficina sobre humanização no SUS

Publicidade

O Ministério da Saúde está realizando hoje e amanhã (19 e 20 de novembro) a oficina Humanizasus: Construindo a Política Nacional de Humanização – PNH. Em pauta está a discussão sobre as bases para a mudança na postura do atendimento à população e da gestão do SUS. Segundo a Agência Saúde, a cartilha dessa diretriz será consolidada com a PNH, por meio da melhoria da atenção aos usuários, do relacionamento entre profissionais da rede pública de saúde e da administração do sistema. Os principais objetivos da oficina são debater as diretrizes da PNH, discutir a implantação de tal política, considerando as diferenças regionais, sensibilizar as instâncias do governo e construir uma agenda estratégica com os grupos de humanização estaduais e municipais. Durante o evento, estarão presentes representantes de diversas áreas do Ministério da Saúde, de todas as Secretarias Estaduais e de algumas Secretarias Municipais.
Com a Política Nacional de Humanização, toda a equipe de saúde passa a ser co-responsável pelo bem-estar de pacientes do SUS e de sua rede social, como amigos e parentes. A PNH deve ser implantada como diretriz política transversal, que funcione em todas as ações e instâncias do atendimento na rede pública. A idéia é proporcionar um atendimento integral, evitando o modelo “verticalizado” de atenção. De acordo com Regina Benevides, diretora de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, não se trata de mais um “programa” a ser aplicado na rede pública de saúde.
A oficina será realizada na sede da Organização Panamericana da Saúde (Opas), localizada no Setor de Embaixadas Norte, lote 19, em Brasília – DF.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta