Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério da Saúde prevê a implementação de 500 Nasf até o final do ano

Publicidade

O Ministério da Saúde já anunciou as primeiras ações previstas no Plano de Aceleração do Crescimento do setor, o Mais Saúde. Até o final do ano, o ministério pretende implantar 500 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A criação dos núcleos está prevista na Portaria 154, publicada em 25 de janeiro.
A implementação dos Nasf  faz parte da estratégia de ampliar a assistência do Sistema Único de Saúde até 2011. As unidades contarão com médicos ginecologistas, pediatras e psiquiatras, além de homeopatas, acupunturistas, professores de educação física, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas,  fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. As equipes trabalharão em conjunto com os profissionais do Programa Saúde da Família.
A gestão dos núcleos ficará a cargo dos órgãos municipais e os recursos serão provenientes do Ministério da Saúde. A formação das equipes atenderá à demanda de cada cidade. Os gestores deverão registrar os Nasf  no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
O financiamento das unidades irá variar de acordo com o tamanho da população de cada município envolvido no projeto. Cidades menores, com equipes de até três profissionais, receberão R$ 6 mil mensais por núcleo formado. Já as cidades maiores, com equipes de até cinco profissionais de nível superior, receberão R$ 20 mil mensais.
Homeopatia e acupuntura
Com a implantação dos Nasf, os usuários poderão escolher entre alopatia ou homeopatia para serem tratados nos postos de saúde, além de poderem contar com acupuntura. A iniciativa prevê a implantação de práticas interativas e complementares no sistema público de saúde. O tema será um dos assuntos apresentados pelo Ministério na Saúde em um evento internacional, em maio, onde haverá a participação de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta