Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério da Saúde espera ampliar para 1,7 mil municípios o atendimento do SAMU

Publicidade

O Governo Federal estabeleceu a meta de estender, até o fim do ano, os benefícios do Samu/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a 118 milhões de brasileiros de 1,7 mil municípios. Para isto, o Governo Federal está investindo R$ 297 milhões na aquisição de 1.480 ambulâncias e equipamentos. Mais de 31 milhões de pessoas podem acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) por meio do telefone 192 em 102 municípios brasileiros, de 14 estados. Esta quantidade de municípios é 126,7% maior do que no fim de junho, quando 45 municípios, de 10 estados, integravam o programa do Ministério da Saúde
Equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham no SAMU/192 atendendo às urgências médicas de naturezas traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica.
O objetivo do Programa é reduzir óbitos, tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Para agilizar a prestação do serviço, os pedidos de socorro são atendidos nas centrais de regulação que funcionam 24 horas por dia, sempre com a presença de um médico. Esse profissional organiza a assistência avaliando as necessidades de cada chamada e encaminhando o atendimento adequado, que pode ser uma simples orientação ao usuário ou o envio de uma ambulância para o local.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta