Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério da Saúde discute Política Nacional de Atenção às Urgências

Publicidade

O Ministério da Saúde promove o Seminário Nacional de Política de Atenção às Urgências, em 29 e 30 de outubro, em Brasília-DF. Os objetivos são discutir as necessidades sociais na atenção às urgências, sensibilizar e oferecer subsídios aos atores sociais para a implementação de tal política,
construir uma agenda para a implantação e desenvolver uma abordagem compreensiva dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências e o seu entrelaçamento, incluindo a promoção, a atenção primária, a atenção pré?hospitalar móvel, a regulação médica das urgências, a atenção hospitalar, a capacitação, a reabilitação e a humanização. A proposta surgiu a partir da constatação de que a atenção às urgências no Brasil revela um quadro de necessidades maiores que o conjunto de ações programáticas já disponíveis. Os serviços de urgência são indicados como componentes de desqualificação do sistema público de saúde. Durante o seminário, este diagnóstico será confrontado com as ofertas do sistema de saúde loco-regional, para identificar as falhas, e as desigualdades entre as populações de diferentes regiões do País.
Este processo deverá orientar a elaboração dos planos diretores de atenção às urgências, a partir da adoção de uma estratégia promocional de qualidade de vida e saúde para combater as causas das urgências, da organização de redes regionais de atenção integral, instalação e operação do complexo do regulador da assistência do SUS, capacitação e educação continuada das equipes de saúde e princípios de humanização.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta