Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério da Saúde dá início ao projeto Nasf

Créditos: - Divulgação
Publicidade

Está dada a largada. O ministério da Saúde já iniciou as ações de implementação do Mais Saúde, o programa de aceleração de crescimento do Setor até 2011.
A primeira iniciativa é a autorização ao projeto de criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Com ele, os municípios poderão ampliar o número de profissionais vinculados às equipes do Saúde da Família (SF).
O Nasf reunirá profissionais de diversas áreas de saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), professores de Educação Física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Estes atuarão no mesmo escopo de ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes do SF.
Para implementar os núcleos, o município deve elaborar projeto, contemplando o território de atuação, as atividades que serão desenvolvidas, os profissionais e sua forma de contratação com especificação de carga horária, identificação das equipes do SF vinculadas ao Nasf, e a unidade de saúde que credenciará o Nasf. Esse projeto deverá ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão Intergestores Bipartite de cada estado.
Cada Nasf implementado receberá R$ 20 mil mensais para a manutenção do Ministério da Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta