Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério da Saúde avalia novo exame para detectar câncer de mama

Publicidade

Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz, do Instituto Nacional do Câncer e Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, estão avaliando o Breastcare, um exame descartável para diagnóstico de câncer de mama, criado nos Estados Unidos. O exame está sendo testado em 100 pacientes e o número deve ser ampliado para 300. Se aprovado, o Ministério da Saúde poderá adquiri-lo para distribuição na rede pública de saúde. O preço por unidade do exame é de R$ 40, informa a Agência Brasil.
O Breastcare funciona de forma simples, verificando a temperatura da mama por meio de dois discos. Quando um tumor está se formando há um amior afluxo de sangue, aumentando a temperatura do seio. Ele não substitui a mamografia ou o ultrasom mas no caso de alterações, a partir deste primeiro exame, o médico pode encaminhar a paciente para prosseguir a investigação.
O novo exame vai beneficiar principalmente as mulheres que moram longe das grandes cidades, pois pode ser levado para qualquer parte do País. Basta acondicioná-lo em um isopor com uma temperatura mínima de 25 graus. O material pode seguir de ônibus ou barco para os Estados da região amazônica, por exemplo, podendo detectar preconcemente o câncer de mama.
No Brasil, todo ano são registrados 40 mil novos casos de câncer de mama e a morte de dez mil mulheres vítimas da doença. O exame clínico da mama e a mamografia são as formas mais eficazes para detecção precoce da doença, mas apenas 10% das cidades brasileiras possuem equipamento de mamografia.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta