Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério construirá academias públicas para prevenir doenças

Publicidade

Os municípios brasileiros já podem aderir ao programa Academia da Saúde. Por meio de duas portarias, o Ministério da Saúde definiu a liberação de até 180 mil reais para a construção de espaços para o desenvolvimento de atividades físicas, lazer e de práticas de vida saudável.
A medida prevê ainda o repasse de 36 mil reais, por ano, para o custeio desse pólo. Nestes locais, a população terá acesso a equipamentos e orientações de profissionais vinculados a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família ou a uma Unidade Básica de Saúde da cidade. De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, as cidades podem optar por duas modalidades de polo de Academia da Saúde, um básico e um avançado.
Segundo Heider Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da
A implantação desses espaços faz parte da estratégia do Governo Federal para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Para aderir ao programa, os municípios interessados devem cadastrar suas propostas no site do Fundo Nacional de Saúde. Na página, terão que apresentar informações como modalidade escolhida, localização do polo a ser construído, documento de cessão do espaço, entre outras.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta