Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Ministério apóia pesquisa sobre causa de doenças cardíacas e diabetes

Publicidade

A maior pesquisa brasileira sobre as causas das doenças cardiovasculares e do diabetes acaba de receber apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Idealizada pelo Hospital Universitário (HU) da USP, o estudo receberá do governo federal – por meio dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia – R$ 22,6 milhões, que serão suficientes para o financiamento do estudo nos anos de 2006, 2007 e 2008. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros são hipertensos e quase 4 milhões são diabéticos.
Cerca de 15 mil pessoas participarão do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa Brasil) e serão acompanhadas por 20 ou 30 anos. Os participantes do estudo serão investigados em vários aspectos diferentes, desde os genes até suas condições de vida.
Segundo o superintendente do HU, Paulo Andrade Lotufo, as diferenças sociais e de gênero, bem como os aspectos específicos da dieta do brasileiro, serão associados tanto ao diabetes como às doenças cardiovasculares. “Será possível saber, por exemplo, se tudo o que foi descrito nos Estados Unidos e Europa se aplica à nossa sociedade, que se estrutura, vive e adoece de forma diferente”, explica Lotufo.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta