Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Microsoft participa de projeto de telemedicina da USP

Publicidade

A Microsoft e a Faculdade de Medicina da USP anunciam a doação de dez computadores para hospitais e postos de saúde de regiões carentes de São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto de telemedicina da faculdade, que visa oferecer benefícios à comunidade. A divulgação oficial será feita hoje, no encerramento do I Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, realizado desde domingo em São Paulo. A Microsoft participou do desenvolvimento das ferramentas Web CyberAmbulatório e CyberTutor, que aplicam o conceito de troca de informações e aprendizado constante à medicina. O CyberAmbulatório é um site que permite consulta entre médicos pela Internet e o CyberTutor é um professor eletrônico baseado na rede. Os projetos são resultado do trabalho de livre docência do professor Chao Lung Wen, concluído em setembro deste ano.
Ambas as ferramentas são abertas e podem ser usadas pela comunidade médica em todo o País. O professor Wen explica que o objetivo é difundir a telemedicina no Brasil, pois são ideais para serem usadas em postos de saúde e programas de saúde da família, ao permitir que os médicos consultem especialistas.
Além de fornecer a tecnologia para o desenvolvimento das ferramentas (baseadas em ASP e banco de dados SQL Server), a Microsoft treinou os alunos e pesquisadores do departamento de telemedicina da USP em desenvolvimento de aplicações Web, fez a integração do projeto com outras empresas envolvidas e está dando consultoria para evoluir os sistemas desenvolvidos para a plataforma .NET.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta