Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Mensagens de texto ajudam no tratamento de dermatite

Publicidade

Mensagens de texto diárias enviadas para pessoas em tratamento de eczema trouxeram melhoras para a saúde e qualidade de vida dos pacientes. A informação foi revelada por um estudo feito pelo Center for Connected Health (CCH – Centro de Saúde Conectada, na tradução literal).
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.  
O Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos, realizou uma pesquisa com 25 adolescentes e adultos em tratamento de dermatite atópica. Durante seis semanas, os participantes receberam mensagens de texto no celular, com lembretes para continuar o tratamento ou informações a respeito de sua condição.
Enquanto no começo do estudo 92% dos pacientes afirmavam esquecer os medicamentos com frequencia, após o recebimento das SMS (Short Message Service) 72% deles relataram maior adesão ao tratamento. Ao mesmo tempo, mais de dois terços dos participantes afirmaram que as mensagens com informações sobre a dermatite os encorajaram a intensificar os cuidados com a pele.
No final do período, os pacientes foram avaliados novamente e os médicos registraram uma melhora significativa na pele de 76% deles. Além disso, 72% dos entrevistados relataram melhoras em sua qualidade de vida.
“As mensagens de texto são uma forma eficaz de enviar informações curtas e concisas aos pacientes, durante um período de tempo mais longo, já que podem ser programadas, sem requerer um maior esforço de seu provedor”, diz Joseph Kvedar, diretor do CCH. “Nosso estudo também indica que os pacientes querem e estão prontos para integrar a tecnologia, como mensagens de textos, em seu tratamento. Isso pode também ajudar a melhorar a comunicação entre pacientes e profissionais da saúde”, completa.
Cerca de 90% dos participantes consideraram os lembretes e as mensagens informativas úteis. Todos os participantes disseram estar dispostos a usar a tecnologia para cuidar de sua saúde, enquanto 84% afirmaram querer continuar usando o sistema de SMS.
*Com informações do site Healthcare IT News
Leia mais sobre o tema na edição de outubro da revista Saúde Business: “Na Palma da Mão – serviço de SMS aplicado ao setor de saúde reduz absenteísmo em consultas e exames médicos”
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta