HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Melhores artigos originais de cardiologia em 2016 são premiados

Publicidade

O XII Prêmio ABC de Publicação Científica foi entregue no Rio de Janeiro, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Estavam presentes o presidente da entidade, Marcus Bolívar Malachias; o vice-presidente, Eduardo Nagib Gaui; o diretor de Pesquisa, Leandro Zimerman; a diretora Financeira, Gláucia de Oliveira; o editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Luiz Felipe Pinho Moreira; e o editor-chefe do International Journal of Cardiovascular Sciences, Claudio Tinoco Mesquita.

Pela primeira vez, o Prêmio ABC foi entregue também ao melhor artigo original publicado no ano de 2016 pela Revista International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS). “Este prêmio celebra a inclusão da IJCS ao portfólio de periódicos científicos da SBC. Esta revista é um grande veículo de integração da pesquisa brasileira no âmbito internacional”, ressaltou o editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Luiz Felipe Moreira.

O objetivo do Prêmio é incentivar a pesquisa cardiovascular no Brasil, estimulando a publicação de artigos originais de alta qualidade no maior e mais antigo periódico de cardiologia da América Latina – os Arquivos Brasileiros de Cardiologia – o único na área com indexação no sistema Pubmed/Medline e Pubmed Central.

A avaliação dos artigos foi conduzida por uma Comissão Julgadora de 27 revisores. Os autores dos cinco eleitos receberam certificado, troféu e uma premiação em dinheiro de R$ 3 mil. Os vencedores foram:

– Evolução da Mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório e do Índice de Desenvolvimento Humano nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro;

– Correlação da Resistência à Insulina e Medidas Antropométricas com Pressão Arterial de Adolescentes;

– Classificação Nacional da Aptidão Cardiorrespiratória Pelo Consumo Máximo de Oxigênio;

– Efeito Vasodilatador Independente do Endotélio Induzido pela Jabuticaba (M. cauliflora) em Artérias Isoladas;

– A Pentoxifilina Atenua a Remodelação Cardíaca Induzida pela Exposição á Fumaça de Cigarros.

Também foi premiado o manuscrito mais citado nos anos de 2014 e 2015: “Relação entre Fibrose e Arritmias Ventriculares na Cardiopatia Chagásica sem Disfunção Ventricular”.

Marina Politi Okoshi foi homenageada como a revisora mais atuante da Revista ABC 2016.

E o artigo “Angiotomografia de Coronárias e Proteína C Reativa na Avaliação da Doença Arterial Coronariana” foi eleito o melhor artigo original publicado pelo International Journal of Cardiovascular Sciences em 2016. O editor do IJCS convidou a todos para participarem da revista. “Submetam artigos e participem ativamente da vida da Sociedade. Valorizem estas publicações feitas no Brasil e trabalhadas dentro da SBC”, completou Tinoco Mesquita.

       
Publicidade

Deixe uma resposta