Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Médicos paulistas só atenderão por reembolso a partir de hoje

Publicidade

Entra em vigor hoje (30/07) a decisão dos médicos paulistas de atender somente pelo sistema de reembolso aos usuários de algumas das principais operadoras de planos de saúde(leia matéria anterior). A medida é resultado da votação realizada na Assembléia Geral dos médicos da Cidade de São Paulo, que aconteceu no último dia 20/07/04. As empresas afetadas são: SulAmérica, Bradesco Saúde, Porto Seguro Vida e Previdência, Unibanco AIG Previdência, Marítima Saúde Seguros, Notre Dame Seguradora e AGF Brasil Seguros.
Em comunicado enviado aos médicos da Cidade de São Paulo, a Comissão Estadual de Implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos orienta os profissionais a realizar o atendimento pelo sistema de reembolso em vez de guias. Além disso, o valor da consulta será R$ 42,00 e os demais procedimentos serão tarifados de acordo com os valores constantes da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos ? CBHPM, os quais encontram-se no site da AMB (www.amb.org.br).
Segundo o documento, esta prática deverá ser informada ao paciente no momento do agendamento do atendimento, bem como da possibilidade do mesmo buscar o reembolso junto à empresa, pois se tratando de “seguro-saúde” o reembolso é obrigatório. Os recibos devem ser entregues ao paciente diretamente pelo médico, que prestará as explicações necessárias sobre o movimento.
O comunicado ainda destaca que casos de urgência ou emergência deverão ser atendidos normalmente e que os médicos que prestam serviços a hospitais, clínicas etc., como empregados (CLT) ou como contratados (terceirizações, autônomos, cooperativas pessoa jurídica etc) deverão estabelecer contato com a diretoria clínica da instituição, comunicando-lhe desta decisão. Caso haja algum tipo de pressão para o atendimento por guias, o colega deverá comunicar as entidades médicas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta