Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Médicos fazem manifestação pela implantação da classificação hierarquizada

Publicidade

Os médicos de todo o Brasil realizaram na última terça-feira, dia 9 de março, um novo Dia Nacional de Mobilização pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) no sistema de saúde suplementar. Haverá manifestações em diversos Estados. Em São Paulo, foi realizado na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), um balanço do movimento, com ênfase nos processos de negociação, nas paralisações do atendimento a planos já em curso e em outras marcadas para as próximas semanas. Outra inicitiva é o lançamento oficial da campanha de esclarecimento à população sobre as reivindicações. Assinada pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e Confederação Médica Brasileira, a campanha “Doutor, mostre o valor do seu trabalho” terá outdoors, anúncios em revistas e ainda adesivos para carro com os dizeres “Meu trabalho tem valor, sou médico”.

Depois da reunião, houve uma manifestação no vão livre do Masp, no qual foram distribuídos folders esclarecendo os problemas da relação médicos-operadoras e a importância da adoção da CBHPM nos contratos firmados com as empresas do setor.

A implantação de CBHPM nos contratos firmados com as empresas de planos de saúde deve ser o padrão de referência ética de remuneração dos procedimentos, conforme determina a Resolução do Conselho Federal de Medicina n º 1.673, de 2003. Os médicos brasileiros estão há cerca de dez anos sem reajuste e a suspensão temporária do atendimento eletivo aos planos em todo o Brasil pode se tornar realidade, dependendo dos acontecimentos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta