Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Médicos espanhóis avaliam Centro de Saúde da Família no RJ

Publicidade

Nesta terça (26) e quarta (27), o Rio de Janeiro receberá dois médicos espanhóis que atuam no sistema de Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos de família e comunidade (MFC), Juan Gérvas e Mercedes Péres Fernández.
 
Os especialistas visitarão dois Centros de Saúde da Família do município localizados na Rocinha e na Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio. Nestes locais, acompanharão consultas e avaliarão o acesso de pacientes aos serviços oferecidos, com o objetivo de conhecer a nossa realidade e dar sugestões para melhoria.
A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em parceria com suas associações estaduais brasileiras, com o intuito de promover intercâmbio clínico e científico entre os especialistas espanhóis e brasileiros.
De acordo com a diretora da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ), Andrea Augusto de Castro, esta é uma atividade muito importante no processo de fortalecimento e qualificação do programa de Saúde da Família na Atenção Primária carioca.
Segundo a médica, uma das propostas é compartilhar a experiência do sistema de saúde espanhol que, nos moldes do SUS, garante a saúde como um direito de todos e dever do estado, tendo como porta de entrada um médico generalista.

 
 
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta