Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Medicina do ABC inaugura curso de psicologia hospitalar

Publicidade

A Faculdade de Medicina do ABC dará início em março ao primeiro “Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar” da região do ABC, com foco em Psicossomática e Psicologia no Hospital Geral: Repercussões, entraves e procedimentos de humanização”. O Curso terá 500 horas, divididas em quatro meses, e visa contribuir com o trabalho do psicólogo hospitalar, capacitando esse profissional a avaliar, diagnosticar e intervir junto aos pacientes, família e equipe médica, com respostas rápidas e eficazes, para que condutas e decisões mais acertadas sejam alcançadas.

“A área de conhecimento da Psicologia é muito ampla e os cinco anos de graduação não conseguem o aprofundamento necessário para que os profissionais possam atuar em instituições hospitalares com uma clínica sustentada no saber teórico-prático supervisionado e apoiado na ampla experiência clínica do corpo docente, fator que possibilita uma prática segura e responsável. Além disso, sabe-se que a cada ano milhares de psicólogos se formam e acabam subempregados, por não apresentarem um conhecimento especializado que os valorize e lhes possibilite pleitear empregos à sua altura”, explicou Ana Rosa Sancovski, psicóloga coordenadora do curso.

No conteúdo programático serão abordados os temas psicossomática psicanalítica; a atuação do psicólogo hospitalar junto ao paciente, família, equipe e comunidade; o trabalho do psicólogo junto aos novos procedimentos da ginecologia e a obstetrícia do século XXI; a obesidade, seus tratamentos e a intervenção psicológica junto aos pacientes com dismorfias e alterações de esquema e imagem corporal; a especificidade do trabalho com pacientes com câncer, transplantados, com doenças auto-imunes, com doenças cardiológicas, com depressões, cirúrgicos e crônicos; metodologia de pesquisa em psicologia hospitalar; psicologia preventiva; tratamentos, possibilidades, impossibilidades e morte no contexto hospitalar: como o psicólogo trabalha com essa questão.

“Esse é o primeiro curso da região nesses moldes que, inclusive, obedece as regras do Conselho Regional de Psicologia. Ao concluírem o curso as vantagens em relação aos demais profissionais saltarão aos olhos e o mercado de trabalho saberá diferenciar esses psicólogos dos demais. Além disso, o próprio contato com as equipes médicas durante o curso já lhes abrirá campos de trabalho, na direta dependência de sua postura e empenho profissional”, comentou a coordenadora.

As aulas serão ministradas no Hospital Estadual Mário Covas e o curso é destinado a psicólogos formados, com registro no Conselho Regional de Psicologia, que tenham por objetivo o aprimoramento profissional diferenciado e com qualidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, com Neusa, nos telefones (11) 3082-9800 e 3082-9544, ou pelo e-mail psicocursos@terra.com.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta