Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Medicina da USP demonstra aplicações da robótica em cirurgias

Publicidade

A Faculdade de Medicina da USP inicia o treinamento de professores e alunos em robótica aplicada à cirurgia. Atualmente, os sistemas mecânico-eletrônicos trazem grandes benefícios aos procedimentos médicos que requerem movimentos altamente precisos, como as neurocirurgias. Hoje a universidade faz uma demonstração de um processo cirúrgico com a utilização da robótica. Será usado um equipamento de ponta, desenvolvido nos Estados Unidos para cirurgia laparoscópica (vídeo-cirurgia minimamente invasiva, realizada com a introdução no organismo de pinças e de uma microcâmera, através de pequenas incisões).
O sistema norte-americano, ainda não disponível nos hospitais brasileiros, permite ao cirurgião comandar os movimentos das pinças através de um computador acoplado a uma cabine remota. São produzidas imagens em terceira dimensão, fornecidas por uma microcâmera controlada por meio de comandos de voz. Além da precisão, as vantagens são melhor visualização e possibilidade de realização da cirurgia à distância.
A demonstração faz parte do I Curso Teórico-Prático: Robótica Aplicada à Cirurgia, organizado pelas Disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo e de Coloproctologia e pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP. O objetivo do curso é difundir e avaliar a participação da robótica em diversas especialidades médicas, familiarizando os profissionais com os avanços na área.
Professores e alunos do Departamento de Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba também poderão assistir a demonstração, que será transmitida em tempo real, através de vídeo-conferência. A transmissão, chamada de telecirurgia robótica, é viabilizada pela Disciplina de Telemedicina da FMUSP, com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta