Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Medicamentos: Anti-retroviral Viracept está sendo recolhido do mercado

Publicidade

O medicamento Viracept® (mesilato de nelfinavir), da farmacêutica Roche, está sendo recolhido do mercado devido a impurezas na matéria-prima de dois lotes. As informações foram divulgadas pelo laboratório, cuja sede fica na Suíça. Segundo nota do Ministério da Saúde, houve denúncias em países europeus, incluindo a Espanha, de que o medicamento estava com mau odor. O remédio é fabricado no Brasil com a utilização da matéria-prima enviada pela matriz. Os produtos entraram no país em 28 de maio e sua distribuição está no começo, segundo o ministério.
A diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, reuniu-se nesta quinta-feira, 7, com representantes do laboratório para discutir a estratégia de recolhimento do remédio. Dependem deste medicamento cerca de 9 mil pessoas de um total de 180 mil dos pacientes com o vírus HIV.
Os pacientes estão recebendo orientação para que procurem o serviço médico para a substituição do medicamento. Os serviços de saúde também foram orientados para que façam a busca ativa das pessoas.
Segundo a diretora do programa, existem estoques suficientes de outras opções para dar continuidade ao tratamento até que a situação seja regularizada. A expectativa do ministério é de que o laboratório resolva o problema em seis meses.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta