HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

Maternidade Unimed-Unidade Grajaú é o primeiro hospital de BH certificado HIMSS 6

Publicidade

Nesta quinta-feira (3/8), a Maternidade Unimed – Unidade Grajaú foi recomendada para o nível 6 da certificação Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), concedida por uma associação internacional com atuação na área de Tecnologia de Informação para saúdeA unidade é o primeiro hospital de Belo Horizonte a obter essa conquista, evidenciando o esforço na adoção de ferramentas tecnológicas que propiciam eficiência operacional e segurança assistencial. Dados da empresa de consultoria FOLKS, parceira formal da HIMSS Analytics, apontam, ainda, que a Maternidade passa a integrar um grupo seleto de 12 hospitais brasileiros que conquistaram a HIMSS 6 no Brasil, entre eles Sírio Libanês, Samaritano, Alemão Oswaldo Cruz, Santa Paula, Idoso Zilda Arns, Unimed Recife, Unimed Volta Redonda e Hospital São Camilo (São Paulo).

A certificação HIMSS é uma das referências mundiais no que diz respeito à adoção da tecnologia da informação no setor de saúde e é composta por oito estágios evolutivos de avaliação. Basicamente, um hospital estágio 0 não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente. Na medida em que se avança nos níveis, há progresso no uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente.

Na prática, a obtenção do nível 6 da HIMSS atesta que a Maternidade Unimed – Unidade Grajaú  mantém em um único repositório – o prontuário eletrônico do paciente (EP) – todo o histórico de cuidado ao paciente, de forma integrada, permanecendo disponível para todas as áreas do hospital ao mesmo tempo, possibilitando ainda mais eficiência e qualidade da assistência.

O processo de certificação durou aproximadamente um ano e teve como principal resultado a evolução na segurança do paciente. Por exemplo, a HIMSS 6 trouxe mudanças significativas na gestão farmacêutica, com maior controle de todo o processo, desde a prescrição e preparo das medicações até sua administração, com checagem à beira leito.

Para o superintendente geral de Serviços Próprios, Fábio Lentúlio Mota, a certificação reafirma o estímulo à inovação, com a transformação na forma como os sistemas de saúde se organizam, um dos principais valores da Unimed-BH. “Com um trabalho que envolveu toda a equipe administrativa e assistencial da unidade, a Maternidade Grajaú coloca a nossa Cooperativa no patamar mais alto da inovação. Provamos que estamos atentos à evolução do mercado e que investimos para entregar a melhor assistência para nossos clientes”, disse.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta