Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Maternidade pode ser obrigada a realizar exame oftalmológico em recém-nascidos

Publicidade

Do deputado Carlos Nader (PL-RJ), o Projeto de Lei 7383/06, quer obrigar hospitais e maternidades a realizar exames oftalmológicos em recém-nascidos, quando forem prematuros, sofrerem trauma no parto, forem portadores de infecção congênita ou de doenças com transmissão genética. Segundo o autor, a identificação precoce de diversos problemas oculares permite tratamento em tempo hábil e desenvolvimento adequado da visão. De acordo com a proposta, a pesquisa do reflexo vermelho e a verificação de estrabismo poderão ser feitas pelo pediatra. Ao oftalmologista caberá dirimir dúvidas de diagnóstico e realizar o exame de acuidade visual.
A lei entra em vigor 180 dias depois de sua publicação. As despesas decorrentes das exigências legais correrão por conta do Tesouro Nacional.
O projeto tramita em conjunto com o PL 874/03, que torna obrigatório o exame do fundo de olho em recém-nascidos. As propostas serão analisadas em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta