Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Maternidade da Santa Casa completa 50 anos e se consagra como referência no atendimento

Publicidade

Um dos maiores centros de maternidade do país completa, este mês, 50 anos. O Serviço de Obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, criado em 1959, pelo professor Jorge Rezende, é referência no atendimento a gestantes e parturientes, incluindo serviços como internação, atendimento ambulatorial e consulta prenatal através do SUS. De acordo com o atual chefe de serviço, Jorge Rezende Filho, são realizados, em média, 1500 partos por ano na enfermaria.

A maternidade conta com um grande diferencial, que são os cursos acadêmicos de graduação e pós-graduação conveniados a importantes faculdades do estado do Rio, incluindo a atividade ininterrupta do Centro de Estudos. Com mais de 2000 mil sessões realizadas, especialistas internacionais são convidados constantemente para apresentar novos procedimentos da área.

O serviço conta também com o ambulatório de Neoplasia Trofoblástica Gestacional. Conhecida na medicina como NTG e popularmente como mola hidatiforme, é um raro tumor no tecido placentário causado por um erro de fertilização. O serviço é o primeiro do Brasil e única referência no Estado do Rio de Janeiro para acompanhamento das grávidas com esse tipo de doença.

Atualmente, a enfermaria tem cerca de 4.500 pacientes matriculadas. A cada mês, cerca de 240 pacientes são atendidas, sendo 30 novos casos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta